Segurança Alimentar

20150607

A alimentação está diretamente relacionada com a saúde. E o Super Imperatriz sabe que o melhor caminho é realizar um trabalho preventivo e constante, de forma a oferecer a população alimentos seguros e de qualidade. Para isso nossos profissionais habilitados nas normas da Segurança Alimentar acompanham todas as linhas da cadeira produtiva desde a produção, transporte e armazenamento dos alimentos, visando manter a qualidade do produto acabado e as caracterí­sticas fí­sico-quí­micas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA ALIMENTAR:

NUTRICIONISTA MICHELE BALDO, MÉDICA VETERINÁRIA CÍNTIA TURNES, SUPERVISORES DE AÇOUGUE E PADARIA.

Os profissionais responsáveis técnicos (nutricionista e médica veterinária), com o objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas de Fabricação na empresa, realizam constantemente auditorias internas nos setores de produção para certificação da garantia e qualidade do produto acabado, cursos de manipulação com treinamentos para capacitaçãoo do colaborador, análises fí­sico-químicas dos alimentos e da água de abastecimento em laboratórios credenciados. Como parte do programa de BPF (boas práticas de fabricação), também implantamos o Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) na Rede. Nesse programa são registrados os procedimentos de monitorização, registros e verificação; visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, preservando sua qualidade e integridade por meio da higiene, antes durante e depois das operações de produção.

ALGUMAS DICAS:

Como descongelar uma carne de forma segura?

O descongelamento das carnes deve ser o mais lento possível, porque assim a quantidade de suco que sai da carne será menor. A temperatura também tem de ser segura, até 2 graus. Por isso, descongele sempre na geladeira, na própria embalagem ou em vasilha bem tampada.

Conservação das carnes

Faça a compra de carnes, se possível, quando for preparar a receita ou compre-as semanalmente. “O processo de congelamento faz com que ela perca sucos importantes e para que não prejudique o sabor, amacie a carne corretamente antes de usar”.